QUEM SOMOS

A Barralerta é uma associação civil comunitária, sem fins lucrativos, fundada em 21 de fevereiro de 1990, que tem como principal objetivo, a organização e planejamento de serviços e obras de interesses da comunidade da 24ª Região Administrativa: Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Grumari, Camorim, Itanhangá e Joá.  Visa a integração comunidade-poder público que conduza à melhoria da qualidade de vida na região.

A Barralerta é formada por um grupo de cidadãos, todos moradores da região, representantes de clubes de serviço, associações de moradores, de pessoas de notória projeção na comunidade e outras entidades que legitimamente representam interesses da região, excluídas as representações político – partidárias. É composta de três Conselhos, e uma Assembléia Geral, o órgão máximo da associação. Conselho Curador –  composto com 15 empresários e dois representantes da comunidade sendo um da Associação de Moradores e outro dos Clubes de Serviço com sede na 24ª R.A. Assembléia Geral – reúne-se ordinariamente de dois em dois anos, convocada pelo Presidente do Conselho Curador, para apreciar e julgar as contas das sociedades.

Conselho Diretor – Integrado por cinco diretores:  Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Técnico, Diretor Financeiro e dois Diretores Adjuntos eleitos pela Assembléia Geral.

klebermachado

mauro_guimaraes

rogerio_aquim

maria_luiza

 Kleber Machado  Mauro Guimarães  Rogério Aquim  Maria Luisa Gomes


Conselho de Planejamento – Composto de 30 membros escolhidos entre os diversos segmentos representativos da comunidade, tendo como membros natos as autoridades da área, como o sub-prefeito, o administrador regional, as coordenadorias de saúde, educação, meio ambiente, transportes etc., comandantes do GBS do Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e o Delegado Titular da 16ª D.P.

A Barralerta, pelo seu Conselho Diretor encaminha e executa os planos, projetos e programas oriundos do Conselho de Planejamento, com os recursos alocados pelo Conselho Curador ao qual cabe examinar a oportunidade  e o grau de prioridade dos mesmos.  Os recursos são originários de doações de empresários, pessoas físicas ou jurídicas, contribuições mensais de outras entidades comunitárias e o resultado obtido pela venda de bens legados à sociedade etc.  Pretende representar os anseios de sociedade civil como um todo, pela presença em seus Conselhos dos segmentos legitimamente constituídos de moradores ou que exerçam suas atividades ou profissões na área da 24ª Região Administrativa. Deseja exercitar da forma mais ampla, os deveres e direitos da cidadania, amplificando por seus atos todas as reivindicações da população da nossa região.

PRESIDENTE DO CONSELHO CURADOR
Carlos Fernando de Carvalho

PRESIDENTE
Kleber Machado

VICE PRESIDENTE
Mauro Guimarães Carvalho Leme

DIRETOR ADMINISTRATIVO
Abílio Monteiro Brandão

DIRETOR TÉCNICO
Rogério Sauma Aquim

DIRETORA DE AÇÕES SOCIAIS
Maria Luiza Fernandes Gomes

DIRETOR ADJUNTO
Cleomar Albaneze de Oliveira Paredes

DIRETOR ADJUNTO
Antônio Couto da Cruz

DIRETORA ADJUNTA
Ana Lúcia Torres Seroa da Motta

CONSELHO DE PLANEJAMENTO 2015/2019
Alexandre Serrão
Antônio Carlos Guimarães
Andrea Guimarães Castrinho
Castrinho
Gilberto Damiani
Daniella Vidal Assade Machado
Delfim Aguiar
Inah Figueiredo
Irene Andrade
João Batista Freire
Luiz Alberto M. Igrejas Lopes
Mariza Alves
Marcia de Andrade
Sergio Andrade
Therezinha Torres


NOSSA TRAJETÓRIA


Tínhamos perdido, nas urnas, a emancipação da Barra e sua transformação em município e as lideranças, em cada uma das associações de moradores, sentiam a frustração de um sonho não realizado e se indagava como prosseguir nas lutas em prol do bairro.  De outro lado a segurança do bairro, compreendendo, Barra, Recreio e Vargens, estava precário com o policiamento ostensivo sendo feito pelo batalhão de Jacarepaguá (18º BPM) que instalou, por iniciativa da AMOR, uma companhia no Recreio.


Surge, então, Barralerta aglutinando as lideranças em torno de um projeto de emancipação de fato, uma vez que e de direito tornara-se impossível; em reunião realizada na sede da AMOR, juntaram se lideranças comunitárias e empresariais da região para criar uma entidade que, aglutinando estas forças, tornasse compacto e realizasse os desejos de toda a população da Grande Barra, de manter a qualidade de vida da região, proporcionando segurança, escolas, lazer e principalmente colaborando com as autoridades públicas para implementação da infra-estrutura do bairro que, em 1993, já despontava como o que mais cresce no Município do Rio de Janeiro.

As campanhas foram muitas e, embora, com pontuais discordâncias, as entidades de moradores e comerciais, se mantiveram unidas nestes vinte anos de caminhada.  Pretendemos atribuir aos nossos Diretores, aos Conselheiros e aos Presidentes das outras entidades a tarefa de narrar cada uma das batalhas travadas, algumas vitoriosas, outras ainda pendentes.


MISSÃO
 
A Barralerta tem por missão o estudo e fornecimento de planos e meios adequados à execução de projetos tendentes à melhoria da qualidade de vida na região; a colaboração com as autoridades federais, estaduais e municipais na execução de serviços de interesse público; a conscientização dos moradores, através de campanhas publicitárias da necessidade de integração comunidade-poder público; realizar promoção de estudos e simpósios sobre a vida comunitária, seus problemas e a busca das soluções; promover a assinatura de convênios com o poder publico, visando o interesse comum da região; a ainda atuar nas áreas de meio ambiente, educação, saúde, segurança e infra-estrutura para  a grande Barra.


CONQUISTAS
 
Gabinete do Vereador Carlo Caiado

Câmara Municipal do Rio de Janeiro decreta:
 
Art. 1o - Fica considerada de utilidade pública a Barralerta Associação Civil Comunitária, com sede e foro no Município.
Art. - 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Plenário Teotônio Villela, 16 de maio de 2007.
 
A Barralerta Associação Civil Comunitária é uma associação de caráter social, com personalidade jurídica de direito privado, para fins não econômicos e filantrópicos fundada em 1990, com sede e foro nesta Cidade, à Avenida das Américas, 1.155, Sala 413 – Barra da Tijuca-RJ, fundada em 1990, com claros objetivos de organizar e planejar serviços à comunidade na área abrangida pela 24ª Região Administrativa da Cidade do Rio de Janeiro. Ao longo desses quase dezessete anos de existência, destaca-se pela colaboração com as autoridades de todas as esferas na execução de serviços públicos de caráter estritamente coletivo. Através da promoção de campanhas publicitárias com o objetivo de conscientizar a população da necessidade de integração da comunidade com o poder público, como caracterizado na descrição de duas finalidades, constantes do Capítulo II de seu estatuto, assim disposto:

- Colaboração com autoridades federais, municipais ou estaduais na execução de serviços de caráter humanitário.
- Conscientização dos moradores, através de campanhas publicitárias, na necessidade de integração comunidade-poder público.
- Estudo e fornecimento de planos e meios adequados à execução de projetos tendentes à melhoria da qualidade de vida da Região.
- Promoção de estudos e simpósios sobre a vida comunitária, perquirição de seus problemas e busca de solução.
- Assinatura de convênio com o poder público, visando ao interesse comum.
- Dotar os órgãos próprios mediante doação ou empréstimo de bens, equipamentos e materiais necessários à manutenção e melhoria da segurança pública na R.A.

 
 

logo-rodape