Como é do conhecimento geral, a população brasileira está insatisfeita com os serviços de transporte que se tornam cada vez piores, em razão do aumento da demanda sem o correspondente investimento público na mobilidade urbana das grandes cidades. Sem dúvida, este foi o estopim da mobilização popular nas ultimas manifestações ocorridas em todo o pais.Nos últimos anos assistimos a introdução de soluções paliativas sem que se atinja a solução final para atender o deslocamento de grandes massas nas importantes metrópoles brasileiras.
 
Os ônibus que substituíram os bondes, “lotações” e trens e se mostram inadequados pela baixa capacidade como transporte de massa.Atravancam as ruas das megalópoles, frequentemente envolvem-se em acidentes, tem custo elevado para o serviço que prestam, tem baixo viés ecológico e irritam os trabalhadores e usuários.A população da Grande Barra, representada pelas diversas Associações Civis que assinam esse documento, é, majoritariamente, contrária à implantação do BRT no trecho da Alvorada a estação Jardim Oceânico do Metro.
 
A experiência com a Transoeste no trecho do Recreio, tal como se apresenta hoje, consolida a nossa posição e reforça o nosso argumento que no trecho de uma operação mais complexa e maior vulnerabilidade a acidentes, a opção BRT não é a mais adequada. Existe um sem numero de soluções que poderão ser aplicadas como alternativa ao indesejável BRT Alvorada/ Jardim Oceânico, tais como a construção de um trecho do Metro do Jardim Oceânico à Alvorada (uma estação apenas) conjugado com o sistema BRS nas pistas laterais existentes, que é a nossa preferida; a adoção do AEROMÓVEL monotrilho deslocado a ar, um invento do brasileiro Oskar Coester; e outros sistemas de transportes, todos conjugados ao importantíssimo transporte hidroviário para integração com o Metro.
 
Sr. Prefeito, não há mérito maior em um governante do que estar sempre atento à voz da população que representa, uma das suas inegáveis virtudes, e ela está dizendo:


NÃO AO BRT DO JARDIM OCEÂNICO AO TERMINAL ALVORADA!


Assinam as seguintes entidades:
ABIH – ACIBARRINHA – ACIR – AMAR – AMOR – BARRALERTA – FAMBARRA